O que significa Xiru?

Bem-vindo. Sou o Fabiano Weimar, também conhecido como "xiru" e o '[Xiru].org blog' é meu site pessoal. Me incomodou um pouco ter mostrado esse site para minha esposa e ouvir um "ainda se usa isso?" (referindo-se a ter um blog), mas acho importante ter um espaço onde possa escrever sobre coisas que me interessam (e definitivamente esse espaço não seria nenhuma rede social).

Vivemos num momento interessante da história, onde distintas gerações convivem na internet, com interesses a hábitos distintos. Meu filho, por exemplo, que provavelmente não sabe o que é um blog, não usa email; minha esposa, que é super letrada em modernidades tecnológicas, faz tudo pelo WhatsApp e Instagram. Por outro lado, eu ainda cultivo alguns hábitos 'antiquados' e acredito que manter um blog vai de encontro aos meus interesses, muito mais técnicos. Aqui, pretendo escrever principalmente sobre Linux, Python, Zope, Plone, Kubernetes, sistemas distribuídos e inteligência artificial. Pretendo escrever também sobre outros tópicos (nada técnicos) como viagens, fotografia e música. Se você achar o conteúdo interessante, sinta-se a vontade para deixar comentários ou postar na sua rede social favorita.

Nesse blog, pretendo escrever em Português (especialmente se o conteúdo for relevante aos Brasileiros). Eu falo inglês e espanhol bastante bem e poderei optar por escrever alguns conteúdos nesses idiomas, 'but this lazy dude tiene fiaca'. Espero que os tradutores automáticos permitam que qualquer pessoa legitimamente interessada tenha acesso a informação que precisa, de forma prática, no idioma que lhe convier.

Por fim, a resposta a pergunta que não quer calar: o que significa 'xiru'? Para mim, significa "amigo". O termo é, de fato, usado como gíria no Rio Grande do Sul. Acabei adotando o nome muitos anos atrás (2003) quando precisava conectar servidores IRC. Também costumava usar o usuário '[Xiru]' (grafado entre colchetes) pois, nos antigos NickServ, caracteres especiais tornavam mais difícil um 'kick' pela necessidade de escape.

Comments !

links

social