Cursos

Em meados de 2010, visionei um futuro diferente. Acreditava (e, de certa forma, ainda acredito) que ministrar cursos a distância seria uma opção interessante para complementar renda. Eu tenho uma experiência técnica interessante e sempre existem pessoas com dúvidas a serem esclarecidas. No entanto, não acredito muito no formato de curso "fechado" e nunca me convenci da real necessidade de pasteurizar minha visão sobre aquilo que falo. Sempre gostei de falar com liberdade, de acordo com o interesse e necessidade de meus alunos. Me incomoda dispender um tempo absurdo na criação de apostilas, slides, edição de vídeos, para deixar o conteúdo mais "profissional"... Fiz isso uma vez, muito anos atrás. Não faço mais, nem farei novamente (espero).

De toda forma, decidi liberar publicamente alguns vídeos de meus cursos a distância. Como comentei, não são vídeos editados. Nunca tive tempo para editar esses vídeos e o que você vê neles é, de fato, tudo ao vivo. Cada dia de aula possui 2 videos, lado A e lado B ;) Quando ministro cursos a distância é muito complicado falar "direto" 3 ou 4 horas. Sempre faço um intervalo de alguns minutos para beber um mate, senão o vivente fica sem voz.

O mais interessante nisso tudo é que, olhando hoje para o conteúdo desses vídeos, parece que eu tinha "bola de cristal". Especialmente depois da pandemia de COVID-19, temos uma geração inteira de pessoas habituadas a estudar e trabalhar remotamente. Educação a distância tornou-se um negócio global multimilionário.

Mais do que acertar na formato, também parece que acertei no conteúdo. Nos últimos 7~10 anos, meu dia-a-dia resume-se, basicamente, a fazer o que está nesses 3 vídeos: apoiar a gestão de infraestruturas de redes e administração de serviços, atuar um pouco na área de segurança e, acima de tudo, integrar tecnologias em ambientes de engenharia de software cada vez mais complexos.

Sinceramente, eu vejo esses vídeos e sinto uma certa vergonha, pelo formato cru, sem edição, mas ainda acredito que eles sejam úteis.

Segue uma breve descrição dos cursos e os respectivos links para assistir os vídeos (agora disponíveis no YouTube).

Infraestrutura e Administração de Serviços Python

Realizado de 08/08/2011 a 12/08/2011, esse curso foi ministrado para alunos do SERPRO. O curso fala sobre instalação e configuração do Plone, Squid, Varnish e ainda IPv6.

Segurança no Desenvolvimento de Aplicações Python

Realizado de 03/10/2011 a 07/10/2011, esse curso foi um dos meus maiores sucessos e pensei muito se ia (ou não) liberá-lo. O curso fala sobre o modelo de segurança do Zope e Plone com um enfoque especial no OWASP Top 10. Em alguns desses vídeos eu demostro exploits para vulnerabilidades conhecidas (e corrigidas) do Plone e, sinceramente, durante algum tempo rezei para que esses vídeos não "caissem na net". Se você ainda é afetado por vulnerabilidades que explorei nesses vídeos, alguém não fez o tema de casa ;)

Plone para Integradores

Realizado de 18/09/2012 a 27/09/2012, esse curso também me trás ótimas lembranças. O curso fala sobre como integrar o Plone com sistemas legados usando SQLAlchemy, webservices SOAP e z3c.form. São explicados e utilizados conceitos do Zope Component Architecture, um tema que colocou medinho em muito desenvolvedor "das antigas". Tive a oportunidade de realizar uma turma desse mesmo curso durante a Plone Conference 2012 (em inglês), com alunos da Alemanha, Belgica, Holanda, Noruega, Italia, Quenia e Brasil :)

Comments !

links

social